terça-feira, 1 de maio de 2012

CORREÇÃO DA ATIVIDADE AVALIATIVA - 6º ANO




1) Empregue os pronomes pessoais do caso reto adequadamente :

a) VOCÊS fizeram o exercício direitinho ?

b) Deram o livro para TU leres ?

c) ELES amam… uns aos outros.

d) TU ouves o que digo ?

e) Ficaria feliz se VOCÊS/ELES estudassem diariamente.


2) Identifique e coloque entre parênteses os pronomes possessivos com função de adjetivo.

a)(Seu) chapéu é de palha e o meu é de pano.

b) (Sua) voz está rouca.

c) (Meus) livros de história estão emprestados.

d) A (tua) coleção de discos está completa?

e) (Nossas) opiniões não combinam


3) Substitua os pelos pronomes de tratamento correspondentes.
a) Vossa Excelência

 b)Sua Santidade

 c) Vossa Senhoria

 d) Sua Majestade

 e) Vossa Excelência

4) Substitua os pelos pronomes possessivos adequados.
 a) sua
 b) tua
 c) nossos
 d) seus
 e) sua/suas

5) um: numeral cardinal; segunda, primeira, terceira: numerais ordinais

6)  (U-UBERLÂNDIA)  Assinale o tratamento dado ao reitor de uma Universidade:

a) Vossa Senhoria             
b) Vossa Santidade              
c) Vossa Excelência
d) Vossa Magnificência
e) Vossa Paternidade

7) Assinale o exemplo que contém mau emprego de pronome pessoal:
a) nada mais há entre mim e ti;
b) nada mais há entre eu e ti;
c) nada mais há entre mim e ela;
d) nada mais há entre ele e você;
e) nada mais há entre ele e ela.

8) Assinale a alternativa em que o pronome grifado foi empregado corretamente:
a) aguarde um instante. Quero falar
 consigo.
b) é lamentável, mas isso sempre ocorre
 com nós dois;
c) o processo está aí para
 mim examinar.
d)
 Vossa Senhoria preocupa-se com problemas cuja solução foge a vossa alçada;
e) Já se tornou impossível haver novos entendimentos
 entre eu e você.

9) Represente com algarismos os seguintes numerais:
a) Quinze dezesseis avos:
15/16 

b) Vigésimo:
20º
c) Quatrocentos e sessenta e três:
463


Beijos, Profª Ilda.

Um comentário: