quinta-feira, 7 de junho de 2012

Gabarito da atividade - 8º ano


1)  A locução verbal que constitui voz passiva analítica é:
a) Vais fazer essa operação?
b) Você teria realizado tal cirurgia?
c) Realizou-se logo a intervenção.
d) A operação foi realizada logo.

2) A oração "o engenheiro podia controlar todos os empregados da estação ferroviária" está na voz ativa. Assinale a forma verbal passiva correspondente.
a) podiam ser controlados
b) seriam controlados
c) podia ser controlado
d) controlavam-se

3) Assinale a oração que não tem condições de ser transformada em passiva.
a) As novelas substituíram os folhetins do passado
b) O diretor reuniu para esta novela um elenco especial
c) Alguns episódios estão mexendo com as emoções do público
d) O autor extrai alguns detalhes do personagem de pessoas conhecidas

4) A locução verbal que constitui voz passiva analítica é:
a) Vais fazer essa operação?
b) Você teria realizado tal cirurgia?
c) Realizou-se logo a intervenção.
d) A operação foi realizada logo.

5) A oração "o alarma tinha sido disparado pelo guarda" está na voz passiva. Assinale a alternativa que apresenta a forma verbal ativa correspondente.
a) disparara
b) fora disparado
c) tinham disparado
d) tinha disparado

6) Faça a concordância correta grifando ou circulando o verbo incorreto:
a) [Faz / Fazem] vinte minutos que estamos a sua espera.
b) [Faz / Fazem] hoje precisamente sete anos.
c) [Faz / Fazem] alguns anos que nós viajamos.
d) [Faz / Fazem] mil anos que aquela estrela está ali.


7) Faça a concordância correta o verbo ser grifando ou circulando o verbo correto:
a) Tua vida [é / são] essas ilusões.
b) Essas vaidades [é / são] o seu segredo.
c) Você [são / é] suas decisões.
d) Seu orgulho [eram / era] os velinhos.

8) Complete corretamente as lacunas com o verbo ser.

a) Eu ___sou____ brasileira, mas meus pais ___são___ argentinos.

b) Eu __sou_____ estudante de arquitetura na Universidade de São Paulo. Meu pai ___ engenheiro e minha mãe ____é_____ professora.

c) Eu ___sou____ alta, eu tenho cabelos castanhos e olhos azuis. E você, como você _é____ ?

d Este ___é____ meu irmão Diego, ele ___é____ quatro anos mais novo do que eu.

9) Indique a forma do verbo FAZER no Pretérito Mais que Perfeito do Indicativo, na 1.ª pessoa do singular
a) Fiz
b) Fizera
c) Faria
d) Fizeras

10) Indique a forma do verbo FAZER no Futuro do Indicativo, na 1.ª pessoa do plural.
a) Fizeste
b) Faremos
c) Façam
d) FareisParte inferior do formulário

Nenhum comentário:

Postar um comentário